quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sobre a necessidade de tachar as coisas

"- Você é biista ou bonifacista?
- Fascista nunca fui, não sou e jamais serei - respondeu Viramundo, melindrado. - Sou liberal-democrata, monarquista e parlamentarista.
- Você não me entendeu - tornou o outro, impaciente. - Quem é que falou em fascista? Eu falei em bonifascista.
- Que vem a ser isso?
- É quem apoia os bonifácios.
- Sei lá quem são os bonifácios! - respondeu o mentecapto, já por contao do Bonifácio.
- São os inimigos dos bias. - informou Brbeca.
- Quem são os bias?
-São os inimigos dos bonifácios!
E ficaram nisso, se Barbeca não insistisse:
- Aqui em Barbacena a gente tem de ser biista ou bonifacista. Você o que é?
Viramundo, aborrecido, lembrou-se do Dr. Pantaleão: Todo mundo naquela cidade tinha era mania de perguntar o que os outros eram.
- Não sei - respondeu, evasivo. - Ainda não li as plataformas. Você o que é?
- Eu nasci biista, porque meu nascimento foi na maternidade dos bias. Mas logo virei bonifacista porque fui batizado na igreja dos bonifácios. E assim foi indo minha vida inteira. Na cidade tudo é duplo: armazé, escola, cinema, clube, salão de barbeiro, até puteiro, tem de um e tem de outro.
- E hoje, o que você é?
- Bem, hoje de manhã eu acordei bonifacista porque a primeira coisa que eu fiz foi tomar uma cachacinha no botequim dos bonifácios. Depois fui levar uns sacos de esterco na fazenda dos bias e voltei de lá biista. 
- Eu quero saber aqui e agora - insistiu Viramundo.
- Ainda agorinha nós estávamos ali na Rua Bias Fontes, de modos que eu era biista. Agora estamos indo pela Rua José Bonifácio, de modos que eu sou bonifacista.
De fato, os dois amigos iam seguindo rua afora, distraídos com a sua peripatética conversação, como dois filósofos gregos. Detiveram-se em frente a um café, na praça principal da cidade, cujo nome no momento não me ocorre se era Prala Bias Fortes ou Praça José Bonifácio."

Trecho de "O Grande Mentecapto" de Fernando Sabino.


Postado por: Nathalie Palomares

Um comentário:

  1. ahahahahha!! Muito bom!!!Minha cidade será dividida em Truffistas e Godistas, imagine o nome das ruas: Rua: A Mulher do Lado, Av.: Dos Incompreendidos, e a rua do "frevo": Rua Masculino e Feminino, kkkkkkkkkkkk!!! Um abraço!

    ResponderExcluir